Internacionalização de empresas

FOCO

Expansão das empresas brasileiras no mercado americano tendo em vista a atual situação econômica dos Estados Unidos; abertura de empresa no país; marketing de varejo e atacado; franquias e licenças; oportunidades de negócios e tendências.
Linkbrazil - International Business


DIRETOR COMERCIAL:

João Alberto Silvestre Cesar

 


Advogado formado pela PUC de São Paulo, especialista em Direito Empresarial pela Universidade Mackenzie e atualmente cursando LLM junto à Washington University of Law. Palestrante em cursos sobre organização empresarial com foco em elaboração e gestão de contratos de representação comercial e prevenção de contingências legais. Representa o escritório e clientes em missões empresariais internacionais (Brasil/Itália – 2006; Brasil/ Argentina – 2007, Brasil/China – 2008 e Brasil/Florida – 2012/2013), INTA (Orlando/Fl - Maio 2016) Representante legal de sócios estrangeiros de algumas empresas no Brasil, com atual na distribuição de produtos e desenvolvimento do canal de varejo das empresas que representa. Membro efetivo da Diretoria da Câmara de Comércio Brazil – Florida (BFCC) desde 2012. Professor convidado da FGV-SP para aulas de extensão aos alunos da Universidade de Minnesota (MN), sobre agências reguladoras no Brasil. Conselheiro em empresas e associações com foco em governança corporativa.


DIRETOR DE NOVAS GERAÇÕES DE NEGÓCIOS:

Luciano Azevedo Rios


ATIVIDADES     

    - Realizar estudos e prospecções de mercado
    - Firmar acordos de cooperação com redes internacionais
    - Realizar grandes eventos, tendo o Brasil como tema
    - Inserir novas empresas no mercado internacional
    - Promover encontros de negócios com importadores
    - Executar/coordenar eventos internacionais (missões comerciais, feiras, encontros de negócios)
    - Promover a imagem do Brasil
    - Fechar negócios bilaterais

ACORDOS INTERNACIONAIS

MODELO DE NEGOCIAÇÃO

1 - A hora certa para atrair investidores;
2 - Iniciando e/ou expandindo seu negócio com capital estrangeiro;
3 - O Brasil é a bola da vez! Até quando?
4 - Networking. Seu negócio crescendo exponencialmente
5 - Quais as novas áreas bilionárias
6 - Tendências do mercado.
7 - Por que sua idéia é a melhor

OS 10 MANDAMENTOS DO COMÉRCIO INTERNACIONAL QUE VOCÊ DEVE CONHECER:

1. Por que você está pensando em iniciar um negócio internacional? Quais são seus objetivos?
2. Você planeja importar, exportar ou ambos?
3. Você planeja trabalhar como um trader, um agente, um broker ou alguma combinação dos três?
4. Qual seu mercado alvo e como você planeja vender para esses clientes?
5. Qual(is) tipo(s) de produto(s) você planeja negociar?
6. Quais regulamentos dos governos estrangeiros e/ou dos EUA serão aplicáveis a você?
7. Qual será o nome de sua companhia e a forma de organização?
8. Como você irá se comunicar com o mundo lá fora?
9. Quais prestadoras de serviços você irá precisar e como irá selecioná-las?
10. Onde você irá buscar informações e ajuda para o desenvolvimento de seu negócio?

COMO DEMONSTRAR:

1. O que "ganho" significa para o seu cliente ou parceiro internacional
2. Demonstrar os fatores que atraem clientes
3. Persistência

COMO PESQUISAR PARA SUA IDÉIA OU PRODUTO:

1. Estratégias online para o sucesso de seu negocio internacional
2. Estatísticas de mercado
3. Câmara de Comercio - Como utilizar gratuitamente recursos das Câmaras de comércio no exterior

ENCONTRANDO INSPIRAÇÃO, SUGESTÕES E IDÉIAS PARA IMPORTAR/EXPORTAR:

1. Adquirindo conhecimento (palestras e seminários de comércio internacional)
2. Estatísticas do mercado americano
3. Conseguindo e cedendo exemplares para testes
4. Passo a Passo para realizar reuniões internacionais que gerem resultados positivos

ENCONTRANDO COMPRADORES, FORNECEDORES E POTENCIAIS PARCEIROS COMERCIAIS:

1. Viajando para os Estados Unidos (dicas de possibilidades de lucrar mesmo na sua primeira viagem)

CRITÉRIO À CONSIDERAR PARA SELECIONAR COMPRADoRES, FORNECEDORES E PARCEIROS DE NEGÓCIO:

1. Comunicação
2. Respostas aos requisitos
3. Como é o crédito deles
4. Aparência pessoal - isto é importante?
5. Sistemas de gerenciamento de qualidade

ESCLARECENDO PONTOS NA BUSCA DE IDÉIAS PARA PRODUTOS PARA IMPORTAR/EXPORTAR:

1. Ad Hoc deals
2. Investindo em deu próprio produto ou serviço
3. Trabalho em Equipe (Workshop)

MARKETING NOS EUA

1. Setor de Alimentos - Encontrando seu nicho de mercado
2. Mass merchandising
3. Vendas e distribuição para mercados específicos (Ex: Moda)
4. Franquias
5. Case Study

CRITÉRIOS PARA SELECIONAR AS MELHORES ALTERNATIVAS DE MARKETING:

1. Análises
2. Comunicação - Como os americanos se comunicam com o mundo real
3. Anúncios online X anúncios em jornais e revistas